sexta-feira, 17 de abril de 2009

Práticas escolares e desempenho acadêmico de alunos com TDAH

Autores:
Maria das Graças Faustino Reis I, Dulce Maria Pompêo de Camargo II,
I PUC-Campinas II UNICAMP

RESUMO
Este artigo reporta resultados de trabalho de pesquisa que tem como objeto o estudo crítico e aprofundado sobre o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade) nos cursos de formação de professores no Ensino Superior, sob as suas variadas dimensões - social, cultural, pedagógica, biológica. A investigação focalizou cinco adultos com diagnóstico de TDAH. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso, desenvolvido a partir da História Oral como fonte de coleta de dados. Os resultados obtidos sugerem que o estudo proposto na pesquisa pode contribuir significativamente para o professor conhecer os determinantes do desempenho escolar de alunos com o transtorno, bem como orientá-lo na busca de parceria com outros profissionais - médicos e psicólogos, por exemplo - quando esta se fizer necessária.
Palavras-chave: Ensino superior, Formação de professores, TDAH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário