domingo, 5 de abril de 2009

OS CONTOS DE FADAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA INFÂNCIA

Autora:
Regina Ribeiro Mattar
Universidade Estadual Paulista
RESUMO:
Os contos de fadas, em sua tradição oral, surgiram há milhares de anos, como obras de uma sociedade pré-literata. Sua valorização deu-se há alguns séculos atrás, quando passaram a ser narrados às crianças. Suas mais recentes contribuições estão diretamente ligadas aos estudos de Jung e, mais recentemente, de Bettelheim, que se dedicou ao estudo dos conteúdos implícitos nos contos de fadas e sua importância na vida da criança, também objeto deste trabalho. Constituindo a principal base desta pesquisa, de abordagem referencial teórico, busca-se explicar a fonte comum entre todos os contos e o porquê de suas narrativas serem tão cativantes e entendidas por diversas gerações em diferentes contextos. Como proposta para a Educação, visa um novo olhar sobre a infância, considerando-se a criança como um todo: seu lado afetivo e cognitivo em igual medida, oferecendo-se um estudo introdutório da psique do ser humano, as intervenções do meio e a idéia que criança tem de si e do outro. Dirigindo-se aos principais instrumentalizadores e colaboradores (pais e professores) de uma consciência civilizatória na criança, este trabalho propõe uma busca de si próprio e de um significado à vida.
Palavras – chave: contos de fadas, criança, educação.

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