sábado, 25 de abril de 2009

Criatividade escolar: relação entre tempo de experiência docente e tipo de escola

AUTORES:
Júlia Soares Rosa de Castro I, Denise de Souza Fleith II
I Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal II Universidade de Brasília

RESUMO
Este estudo investigou a criatividade e barreiras pessoais à sua expressão entre professores com mais e menos experiência docente da 4ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares. Examinou-se ainda a percepção do clima de sala de aula para a criatividade entre alunos destes professores. Participaram desta pesquisa 52 professores e 967 alunos. Foram utilizados os Testes Torrance de Pensamento Criativo, o Inventário para Identificação de Barreiras à Criatividade Pessoal e a Escala Sobre Clima para a Criatividade em Sala de Aula. Os resultados indicaram diferenças significativas entre os professores com mais e menos tempo de docência em apenas uma medida de criatividade. Os professores de escolas particulares apresentaram um desempenho superior aos das escolas públicas quanto à criatividade. Quanto às barreiras à criatividade pessoal, não foi identificada diferença significativa entre os professores nos diversos fatores examinados. Os alunos dos professores mais experientes e os de escolas particulares avaliaram mais positivamente o clima de sala de aula para a criatividade.
Palavras-chave: Criatividade, Professores, Escola.

Um comentário:

  1. Oi Arthur,

    Tb vou publicar o seu blog no meu. A Área escolar tb me agrada muito!

    Abraços,
    Eduardo Alencar

    ResponderExcluir