domingo, 5 de abril de 2009

Autoconceito de crianças com dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento

Autores:
Indira Siqueira StevanatoI; Sonia Regina LoureiroII; Maria Beatriz Martins LinharesII; Edna Maria MarturanoII
IGraduanda da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP.IIDocente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto – SP
RESUMO
Objetiva-se avaliar o autoconceito de crianças com dificuldade de aprendizagem e comportamento comparativamente a crianças sem dificuldade de aprendizagem. Foram avaliadas 58 crianças na fase escolar: 32 com dificuldade de aprendizagem (das quais 23 com problemas de comportamento) e 26 crianças sem dificuldade de aprendizagem. Procedeu-se à avaliação através da Escala Piers Harris de Autoconceito e da Escala Comportamental Infantil — A2 de Rutter. As crianças com dificuldade de aprendizagem apresentaram autoconceito significativamente mais negativo do que as crianças sem dificuldade de aprendizagem nos escores global e específico. Não foi detectada diferença entre as crianças com dificuldade de aprendizagem diferenciadas quanto à presença de problemas de comportamento.
Palavras-chave: autoconceito, dificuldade de aprendizagem, problemas de comportamento.

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