terça-feira, 26 de maio de 2009

O FRACASSO ESCOLAR COMO OBJETO DE ESTUDO

AUTORA:
Lara Patrícia Wunderlich
Resumo: Este artigo nos apresenta uma análise das concepções em relação ao fracasso escolar a partir de uma investigação de cunho exploratório, através de uma observação de caso de fracasso escolar. Estudou-se as necessidades de um aluno, de como a professora da instituição define seu trabalho, que recursos usa para desempenhá-lo e qual o grau de envolvimento com seus alunos. Só prestando atenção nestes contextos é que se compreende o mecanismo que permeiam o fracasso escolar.

O PAPEL DA FAMÍLIA NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

AUTORA:
Maria das Graças Sobral Griz
RESUMO:
Neste estudo de caso, de uma aluna da Educação Infantil, com dificuldades para ingressar na Classe de Alfabetização, procuramos descrever a importância do processo diagnóstico e o papel da família no desenvolvimento desse processo para reflexão e elaboração de um projeto de intervenção psicopedagógica. Descrevemos o caso Lúcia (nome fictício), dando os informes necessários para a compreensão e o acompanhamento deste caso, a fim de que o leitor possa seguir o raciocínio do pensamento expresso neste trabalho. Tecemos algumas considerações sobre os dados que nos foram fornecidos através das primeiras entrevistas e da anamnese realizada com os pais. Ao abordarmos algumas considerações sobre nossa observação durante o diagnóstico, fizemos referência à importância da psicopedagogia na prática pedagógica das crianças com dificuldades no seu processo de aprendizagem. Na discussão sobre o diagnóstico realizado, apresentamos algumas reflexões sobre as dificuldades da criança em estudo e a associação destas dificuldades com o papel que a família representa na constituição do sujeito aprendente. Com base no diagnóstico realizado, tecemos uma proposta de intervenção psicopedagógica, cujo resumo do trabalho interventivo finaliza o estudo deste caso que foi apresentado no I Seminário de Psicopedagogia do Recife, numa Mesa Redonda, intitulada: “casos Clínicos, Diferentes Rumos”.

ESCOLA E FAMÍLIA: ÀS VOLTAS COM OS TÊNUES LIMITES DA DISCIPLINA

AUTORA:
Roseli Inês Hickmann

Resumo: O presente texto visa problematizar as relações que envolvem a instituição escolar, os educandos e suas famílias, bem como interrogar-se sobre como tem se dado a reconstrução permanente das dimensões dos limites, da autoridade e da disciplina no campo pedagógico. Diante do cotidiano e da contemporaneidade da sociedade brasileira, convém indagar-se sobre o que compete à escola e o que compete à família, principalmente ao se considerar as novas configurações familiares e as diferentes concepções de infância circulantes nos inúmeros contextos socioculturais. Como transitar nesses contextos sem abdicar do lugar e da posição de adulto, tão significativa para a constituição das identidades infantis e juvenis? É com esse propósito que as reflexões desse artigo se movimentam.

domingo, 24 de maio de 2009

A influência da família no desenvolvimento da superdotação

AUTORES:
Paulo Vinícius Carvalho Silva; Denise de Souza Fleith
Universidade de Brasília
RESUMO:
Vários estudos destacam a importância da família para a manifestação, desenvolvimento e reconhecimento da superdotação. O desenvolvimento de comportamentos de superdotação impõe novos desafios e demandas aos próprios indivíduos superdotados e seus familiares, que, em algumas ocasiões, não possuem o esclarecimento necessário para atendê-las. Sendo assim, o objetivo geral deste ensaio é sintetizar e analisar criticamente as investigações realizadas sobre a relação entre a família e o indivíduo superdotado nas áreas esportiva, musical, artística e acadêmica. Estas pesquisas indicam uma grande variedade de práticas parentais e características familiares associadas ao desenvolvimento de comportamentos de superdotação. A análise crítica dos artigos examinados poderá suscitar a realização de outras pesquisas sobre a participação da família no processo de desenvolvimento do talento. Além disso, os esclarecimentos deste ensaio poderão auxiliar a elaboração e implementação de programas de atendimento a indivíduos superdotados e suas respectivas famílias.
Palavras-chave: Superdotação, Família, Desenvolvimento.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Treinamento da visualização espacial mediante exercícios informatizados de desenho técnico

AUTORES:
Gerardo Prieto I, Angela D. Velasco II,
I Universidad de Salamanca - España II Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
RESUMO:
Neste trabalho descreve-se a construção, a aplicação e os resultados obtidos numa bateria de exercícios informatizados para treinamento da visualização espacial de estudantes de Engenharia. A bateria contém quatro exercícios baseados em tarefas muito comuns do ensino fundamental de desenho técnico. Cada exercício é composto por 18 itens com quatro opções de respostas das quais apenas uma é correta. Após responder a cada item o aluno recebe um feed-back imediato, com a demonstração da precisão da sua resposta. O formato de resposta dos exercícios denomina-se "Responder até acertar", uma vez que se a resposta é incorreta, o aluno recebe a informação da pontuação obtida. Para avaliar a influencia do treinamento na visualização espacial foram administrados testes dessa aptidão no começo e no final do curso de desenho técnico. As figuras dos exercícios e os testes foram construídas com AutoCad e a programação foi realizada com Revolution Studio 2. Utilizaram-se vários modelos para obter as medidas: Partial Credit Model (Masters, 1982) e Rasch Model (Rasch, 1960). Observou-se que os alunos apresentaram uma melhora moderada em visualização espacial.
Palavras-chave: Visualização espacial, Desenho técnico, Feedback, Educação.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da psicologia sócio-histórica

AUTORES:
Wanda Maria Junqueira de Aguiar; Júlio Ribeiro Soares
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
RESUMO:
O objetivo deste trabalho é discutir os sentidos e significados de uma professora do ensino fundamental acerca da sua formação em serviço. Metodologicamente, utilizou-se a proposta de núcleos de significação, cujo processo de apreensão de sentidos e significados ocorre por meio da sistematização de pré-indicadores, indicadores e núcleos de significação. Utilizaram-se entrevistas recorrentes com base na fala e em fontes documentais do sujeito. Analisou-se apenas a mediação afetiva na constituição do ser professora. Esse revela aspectos da formação do sujeito articulados à sua docência e ao seu modo de ser professora.
Palavras-chave: Psicologia, Formação de professor, Ensino fundamental.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Adaptação à universidade em jovens calouros

AUTORES:
Marco Antônio Pereira Teixeira I, Ana Cristina Garcia Dias II, Shana Hastenpflug Wottrich II, Adriano Machado Oliveira II
I Universidade Federal do Rio Grande do Sul II Universidade Federal de Santa Maria
RESUMO:
O primeiro ano é um período crítico para a adaptação do estudante à universidade. O objetivo desta pesquisa foi investigar, qualitativamente, a experiência de adaptação à universidade em jovens calouros em uma universidade. Participaram do estudo 14 estudantes de diferentes cursos, com idades entre 18 e 22 anos. Os sujeitos foram entrevistados individualmente e as entrevistas submetidas a uma análise fenomenológica. Quatro grandes temas emergiram da análise: Saindo de casa, Ingressando na vida acadêmica, Percebendo mudanças em si mesmo e Adaptando-se ao curso. Os resultados indicam que a adaptação à universidade entre calouros é uma experiência que traz mudanças importantes para os estudantes, e que o sucesso na adaptação depende de muitos fatores, alguns deles não ligados diretamente ao contexto acadêmico. Apesar disso, o contexto universitário tem um papel importante a desempenhar no processo de adaptação à universidade.
Palavras-chave: Universitários, Adaptação, Universidade.

domingo, 3 de maio de 2009

Narrativas de professoras sobre o TDAH: um estudo de caso coletivo

AUTORES:
Lílian Marx Flor Landskron; Tania Mara Sperb
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
RESUMO:
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), considerado o transtorno de desenvolvimento infantil mais diagnosticado na atualidade, apresenta-se como tema freqüente e controverso na sociedade e grande desafio nas escolas. Os professores enfrentam situações que fogem às suas expectativas e buscam organizar o entendimento a partir de discursos discrepantes. Os valores e significados que subjazem as concepções sobre o TDHA se refletem no modo como as pessoas manejam a situação. Este estudo investigou a percepção de professores sobre o TDAH e salientou a complexidade do fenômeno ao abordar a diversidade de influências que o envolve. Utilizando o método da entrevista narrativa, foram analisadas histórias de nove professoras sobre uma experiência com um aluno diagnosticado. Os resultados indicam que a percepção das professoras sobre o transtorno é individualizante, patologizante, e o conhecimento, inconsistente. Os dados sugerem que este tema deve ser debatido em maior profundidade pela sociedade.
Palavras-chave: Entrevista narrativa, Professores, Percepções, TDAH.