terça-feira, 26 de maio de 2009

O PAPEL DA FAMÍLIA NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

AUTORA:
Maria das Graças Sobral Griz
RESUMO:
Neste estudo de caso, de uma aluna da Educação Infantil, com dificuldades para ingressar na Classe de Alfabetização, procuramos descrever a importância do processo diagnóstico e o papel da família no desenvolvimento desse processo para reflexão e elaboração de um projeto de intervenção psicopedagógica. Descrevemos o caso Lúcia (nome fictício), dando os informes necessários para a compreensão e o acompanhamento deste caso, a fim de que o leitor possa seguir o raciocínio do pensamento expresso neste trabalho. Tecemos algumas considerações sobre os dados que nos foram fornecidos através das primeiras entrevistas e da anamnese realizada com os pais. Ao abordarmos algumas considerações sobre nossa observação durante o diagnóstico, fizemos referência à importância da psicopedagogia na prática pedagógica das crianças com dificuldades no seu processo de aprendizagem. Na discussão sobre o diagnóstico realizado, apresentamos algumas reflexões sobre as dificuldades da criança em estudo e a associação destas dificuldades com o papel que a família representa na constituição do sujeito aprendente. Com base no diagnóstico realizado, tecemos uma proposta de intervenção psicopedagógica, cujo resumo do trabalho interventivo finaliza o estudo deste caso que foi apresentado no I Seminário de Psicopedagogia do Recife, numa Mesa Redonda, intitulada: “casos Clínicos, Diferentes Rumos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário