quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Psicologia Escolar no Brasil e no Maranhão: percursos históricos e tendências atuais

AUTORES:
Tatiana Oliveira de CarvalhoI; Claisy Maria Marinho-AraujoII
I Unidade de Ensino Superior Dom Bosco II Universidade de Brasília
RESUMO:
Discute-se o cenário atual da Psicologia Escolar no Maranhão, tendo como parâmetro as transformações ocorridas nas últimas décadas em âmbito nacional. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema, a partir do qual se levantaram reflexões sobre o histórico e as tendências atuais no âmbito da formação e atuação do psicólogo escolar no estado. Considera-se que no Maranhão necessita-se da contribuição de psicólogos escolares que, seguros de seu papel e intencionalidade, construam uma identidade profissional comprometida com as transformações sociais do contexto local, o que começa a se efetivar através do aprimoramento da formação na área.
Palavras-chave: Psicologia Escolar, Formação do psicólogo, Atuação do psicólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário