sábado, 21 de novembro de 2009

Estudo correlacional entre interesses profissionais e vivências acadêmicas no ensino superior

AUTORES:
Ana Paula Porto Noronha; Denise da Fonseca Martins; Marina Gasparoto do Amaral Gurgel; Rodolfo Augusto Matteo Ambiel
Universidade São Francisco
RESUMO:
O construto interesse profissional é um dos avaliados quando da realização de processos de Orientação Profissional, embora ainda existam lacunas em sua definição e poucas pesquisas sobre o construto com estudantes universitários e sobre sua relação com sucesso acadêmico. O presente estudo teve como objetivo analisar as relações entre interesses profissionais e vivências acadêmicas de estudantes universitários nos primeiros e últimos semestres de dois cursos (Administração e Direito). Participaram 159 estudantes universitários, com idade entre 17 e 51 anos. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP) e o Questionário de Vivências Acadêmicas - reduzido (QVA-r). Os resultados apontaram diferença de média significativa entre os cursos, nos dois instrumentos, sendo que apenas o QVA-r se diferenciou com relação aos semestres. Correlações positivas e significativas entre a preferência por atividades burocráticas e das ciências humanas e sociais com as vivências nos âmbitos da carreira e do estudo foram encontradas.
Palavras-chave: Avaliação psicológica, Interesses, Estudantes universitários, Orientação profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário