sábado, 21 de novembro de 2009

Atitudes em relação à matemática em estudantes de Administração

AUTORES:
Verônica Lídia Peñaloza FuentesI; Ronaldo LimaII; Diego de Sousa GuerraI
I Universidade Estadual do Ceará II Universidade de São Paulo
RESUMO:
Esta pesquisa objetivava conhecer a predisposição dos alunos de Administração em relação à Matemática, bem como o enfoque utilizado em seus estudos. Espera-se contribuir com instrumentos de diagnóstico que permitam pesquisar o ambiente de aprendizagem da sala de aula. As técnicas utilizadas foram análise fatorial, estatística descritiva, testes não paramétricos e regressão binária logistic. As escalas de atitude relacionadas à Matemática e ao enfoque de estudo foram validadas, mostrando-se consistentes. Os resultados dos testes sugeriram que diferenças de gênero, idade ou mesmo estar cursando ou não a disciplina de Matemática não explicariam qualquer atitude negativa. Contudo, os testes mostraram-se significativos com relação à variável área de conhecimento preferida antes da faculdade. Os resultados mostraram também uma associação direta entre atitude positiva e enfoque de aprendizado profundo, porém essa relação mostrou-se estatisticamente não significativa. Realizou-se uma pesquisa descritiva, direta, usando dados de corte transversal, método de survey e coleta estruturada de dados.
Palavras-chave: Ensino da matemática, Ambiente da sala de aula, Atitudes do estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário