quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Produção científica em avaliação psicológica no contexto escolar

AUTORES:
Katya Luciane de Oliveira I; Acácia Aparecida Angeli dos Santos I; Ana Paula Porto Noronha I; Evely Boruchovitch II; Cláudia Araújo da Cunha III; Marucia Patta Bardagi IV; Simone F. da Silva Domingues V

I Universidade São Francisco
II Universidade Estadual de Campinas
III Universidade Federal de Uberlândia
IV Universidade Federal do Rio Grande do Sul
V Universidade Cruzeiro do Sul


RESUMO:

Esta pesquisa objetivou analisar a produção científica em avaliação psicológica no contexto escolar publicada em 234 artigos de sete periódicos científicos indexados. A análise baseou-se em alguns critérios da metaciência, a saber, autoria, temática, discurso e análise dos tipos de avaliações. Os resultados evidenciaram que em alguns periódicos há maior concentração de publicações sobre a temática, acentuada nos últimos anos. A participação feminina foi predominante na autoria dos artigos e detectou-se ampla diversificação nos propósitos e contextos nos quais os testes psicológicos têm sido usados. Quanto ao tipo de avaliação, os instrumentos psicométricos foram os mais utilizados, sendo freqüente, também, o emprego de entrevistas e observação. A técnica projetiva foi empregada em apenas 2,3% das investigações. Sugere-se que outros estudos similares sejam realizados, visando a monitorar a expansão da área de avaliação psicológica no Brasil.

Palavras-chave: Avaliação psicológica, Medida, Ambiente educacional.

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