quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Escala de atitudes frente à escola: validade fatorial e consistência interna

AUTORES:
Patrícia Nunes da Fonseca; Valdiney V. Gouveia; Rildésia S. V. Gouveia; Carlos Eduardo Pimentel; Emerson Diógenes de Medeiros
Universidade Federal da Paraíba

RESUMO:

Esta pesquisa objetivou adaptar a Escala de Atitudes frente à Escola (EAE), reunindo evidências de sua validade fatorial e consistência interna. Realizaram-se dois estudos em João Pessoa. No Estudo 1 participaram 242 estudantes, a maioria de escolas particulares (53,7%) e do sexo feminino (57,7%), com idade média de 14,3. No Estudo 2 participaram 249 estudantes, predominando aqueles de escolas particulares (51%) e do sexo feminino (54,6%), com idade média de 14,6. Nos dois estudos, os participantes responderam a EAE e perguntas demográficas. No primeiro estudo, realizou-se uma análise de Componentes Principais em que se observou a existência de um fator, explicando 33,9% da variância total (a= 0,73). No segundo estudo, comprovou-se através da análise fatorial confirmatória que este modelo unifatorial era aceitável (AGFI = 0,90 e RMSEA = 0,08), com a= 0,70. Concluiu-se que esta medida pode ser empregada adequadamente em pesquisas no contexto em que foi adaptada.

Palavras-chave: Atitudes, Escolas, Estudantes.

Um comentário:

  1. Bem legal o blog meu querido! Já já roubo uns textos seus e posto no meu! kkkkkk

    Grande abraço e aproveita e segue o meu... colocarei um link nos meus favoritos!

    André M. Porto
    http://picoledecachaca.blogspot.com/

    ResponderExcluir