segunda-feira, 22 de junho de 2009

O resgate das demonstrações: uma contribuição da Informática à formação do professor de Matemática

AUTORES:
Emilia Barra Ferreira I, Adriana Benevides Soares II, Josefino Cabral Lima III,
I Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro
II Universidade Salgado de Oliveira
III Universidade Federal do Rio de Janeiro
RESUMO:
Este trabalho teve por objetivo investigar a contribuição dos ambientes de geometria dinâmica num processo de formação continuada de professores de Matemática, no sentido de incentivá-los ao uso das demonstrações. Nessa direção, foi desenvolvida uma engenharia didática, em ambiente de geometria dinâmica, buscando a formação dos professores participantes tanto em aspectos conceituais quanto didáticos. Oito professores em exercício do ensino de Matemática participaram dos trabalhos e os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: questionários de sondagem, produção dos participantes na forma de material escrito, registro das manifestações dos professores durante a discussão de textos, seqüência didática elaborada pelos participantes para aplicação com seus alunos. Os resultados revelaram que o trabalho, nesse ambiente, se constitui numa alternativa eficiente no processo de formação de professores no sentido de incentivá-los ao uso das demonstrações.
Palavras-chave: Formação de professores, Demonstrações, Geometria dinâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário