sábado, 27 de junho de 2009

Avaliação de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III

AUTORES:
Dalva Alice Rocha Mól I, Solange Muglia Wechsler II,
I Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul
II Pontifícia Universidade Católica de Campinas
RESUMO:
Este estudo investigou as habilidades cognitivas de crianças com indicação de dificuldades de aprendizagem por seus professores. Participaram 60 crianças de ambos os sexos, idades de 7 a 10 anos, 30 sem indicação de dificuldades de aprendizagem e 30 com indicação de dificuldades de aprendizagem da primeira e segunda série, e oito professores. Utilizou-se a Bateria de Habilidades Cognitivas Woodcock-Johnson III (WJ III), composta por 10 testes e as notas escolares em Português, Matemática e Ciências. A Análise da Variância apontou efeitos de grupo em todas as habilidades avaliadas de série escolar. A correlação de Pearson apontou relações significativas entre as habilidades inteligência cristalizada, recuperação à longo prazo, processamento auditivo, raciocínio fluido e memória de trabalho com as notas de Português, como também desta última com a Matemática. Concluiu-se que a WJ III é válida para identificar dificuldades de aprendizagem.
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem, Bateria Woodcock-Johnson III, Validação.

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