sábado, 28 de março de 2009

Trabalho de casa, auto-eficácia e rendimento em Matemática

Autores:
Pedro Sales Luís Rosário I, Margarida Baldaque I, Rosa Mourão I, José Carlos Nuñez II, Julio Antonio González-Pienda II, Antonio Valle III, Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly IV.

I Universidade do Minho, Portugal II Universidad de Oviedo, Espanha III Universidad da Corunha, Espanha IV Universidade São Francisco, Brasil


RESUMO
O Trabalho de Casa (TPC) é uma estratégia instrutiva amplamente utilizada na Escola de muitos países. O TPC é um processo complexo que é afectado por múltiplos factores de ordem cognitiva, motivacional, social e contextual. A investigação tem-se centrado no tempo despendido na realização das tarefas de TPC, no entanto os resultados de vários estudos e as críticas metodológicas sugerem a necessidade de direccionar a pesquisa para outras variáveis. O objetivo deste estudo é a análise do poder preditivo da auto-eficácia percebida na Matemática e de três dimensões menos exploradas na literatura do TPC (e.g., número de TPC prescritos, taxa de completamento, e correção percebida do TPC) sobre o rendimento a matemática, em alunos portugueses do 5.º e 6.º ano de escolaridade (10 e 11 anos). Os resultados sugerem que o rendimento a matemática se encontra explicado, positiva e significativamente, pelas variáveis escolhidas. As conclusões sugerem a urgência de repensar o TPC como ferramenta educativa promotora do sucesso acadêmico.

Palavras-Chave: Trabalho de casa (TPC), rendimento acadêmico, auto-regulação da aprendizagem, Matemática.